IND
Este Trabalho tem como objetivo apresentar o início das indústrias automobilísticas no Brasil, desde o primeiro carro que chegou ao país até a grande produção dos dias atuais. Por conta disso será citado o governo de Juscelino Kubitchek, que abriu as portas brasileiras para as grandes indústrias automobilísticas.
Com esse novo passo dado há mais de cinquenta anos atrás trouxe as próprias indústrias que gerou trabalho e renda para a população. Mas por outro lado algumas consequências também apareceram como a mudança do homem do campo a cidade e a grande migração dos nortistas e nordestinos para a região sudeste onde se localizava as indústrias.
Foi pesquisado algumas curiosidades como o numero de carros produzidos a cinquenta anos atrás e nos dias de hoje, as empresas situada no Brasil, a historia do tradicional Fusca entre outras,
INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA NO BRASIL
Foi em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou a solo brasileiro. A bordo do navio Portugal, que aportou na cidade de Santos, um único exemplar de um Peugeot, comprado por 1.200 francos. O proprietário era um rapaz de dezoito anos chamado Alberto Santos Dumont - o futuro Pai da Aviação -, que acabava de retornar da França com a família. Dumont já demonstrava que era um homem de visão.
O automóvel se transformaria na maior mola propulsora da economia mundial. Se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904, 84 carros já eram registrados na Inspetoria de Veículos. Faziam filas na época figuras ilustres da sociedade paulista: Antônio Prado Júnior, Ermelindo Matarazzo, Ramos de Azevedo, José Martinelli e muitos outros. De olho nesse mercado, a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: "O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação". A primeira linha de montagem e o escritório da empresa foram montados na Rua Florêncio de Abreu, centro da cidade de São Paulo. Foi Juscelino