Incêndio de Tróia
MARION ZIMMER BRADLEY
O livro O Incêndio de Tróia de Marion Zimmer Bradley, recria, do ponto de vista de uma das filhas do Rei de Tróia, Cassandra, como ocorreu a Guerra de Tróia, localizada as margens do rio escamandro e os conflitos que levaram a tal.
Os problemas começam quando a rainha Hécuba, de tróia, tem um mal presságio através de um sonho, no qual, viu que um dos seus filhos trariam a destruição a cidade. Após este sonho, ela deu a luz a gêmeos, uma menina e um menino, o que era um sinal de má sorte na tradição troiana, seu Rei Príamo, decide por abandonar o filho, que o rei decide chamar de Alexandre, mas que adiante é chamado Páris, que segundo o sonho de Hécuba traria o caos a Tróia e criar a filha, chamada Cassandra. O pequeno Páris é entregue a um pastor, no monte Ida, distante de Tróia, para que não voltasse a pisar na cidade.
A pequena Cassandra continuou aos cuidados da mãe, desde muito cedo, ela apresentava sinais de que viria a ser uma sacerdotisa, pois era atormentada por visões do futuro e na visita ao templo do Deus do Sol, Apolo, Cassandra é escolhida diretamente pela imagem do Deus a ser sua sacerdotisa na idade adulta, neste mesmo templo a menina teve o primeiro contato com serpentes, que viriam a ser suas fiéis companheiras no futuro, estes animais, eram extremamente temidos por todos que não eram sacerdotes.
Quando mais crescida Cassandra passa a ter visões de seu irmão gêmeo, mantinham uma espécie de ligação, na qual ela passa a observa-lo e também a sentir o que o irmão sentia, como se fossem um, numa dessas visões ela vai perguntar a seu pai, sobre o rapaz que via em suas visões, o Rei, com medo, atinge Cassandra no rosto e a manda embora do palácio. Hécuba em desespero, manda Cassandra, para viver com suas parentes guerreiras em sua tribo, onde fica aos cuidados de sua irmã Pentesileia e suas companheiras, na tribo ela