Incubadora de empresa
1) De quem / onde surgiu a iniciativa de se ter / fazer uma incubadora?
A idéia de criar uma incubadora de empresas no estado de Goiás foi estimulada pelo empresário Luiz Roberto Peretti. Em 2000, como presidente da Funtec (Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis), assistiu a uma palestra com o presidente das incubadoras da França, onde pôde perceber o quanto a união entre as universidades e a iniciativa privada poderia contribuir para o desenvolvimento Regional do Estado. Por conhecer a filosofia de trabalho e empreendedorismo da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), a instituição foi convidada para participar deste projeto. O Professor Edson Teixeira Álvares Júnior, Diretor-Geral da Universo/GO na data, tendo conhecido o programa incubadora de empresas nos USA, imediatamente apoiou esta idéia e se comprometeu com o programa.
2) Há quanto tempo a incubadora existe?
A incubadora de empresas da UNIVERSO foi formada por Ata de Constituição em 04 de junho de 2001, como uma UNE da universidade. A Incubadora de Empresas é promovida pela Universidade Salgado de Oliveira, em parceria com o SEBRAE. Esta parceria foi firmada através de concorrência a Edital Público, em 2002, podendo também receber apoio institucional, firmado através de convênios, com toda e qualquer Instituição Empresarial e Profissional. Sua sede entrou em funcionamento em Dezembro de 2003.
3) Quem é o fundador?
A UNIVERSO aceitou o desafio e o projeto da primeira incubadora de empresas do estado; respondeu ao edital do Sebrae e foi contemplado. Este projeto foi incentivado pelo professor Edson Teixeira Álvares Júnior, Diretor-Geral da Universo/GO e criado pelo professor Arnott Ramos Caiado, atualmente diretor-geral da UNIVERSO, campus Recife, sob o apoio do CDT/UNB (Centro de Tecnologia da Universidade de Brasília).
O convênio de parceria entre a UNIVERSO e o Sebrae foi assinado em 2002. Na ocasião, foi estabelecido um termo de cooperação de apoio