Incoterms
Importador:
EXW: O comprador suporta todos os custos e riscos relacionados com o transporte, desde a saída da fábrica até ao local de destino.
DAP: O risco do transporte no DAP fica a cargo do vendedor até chegar no local estipulado. No instante que a mercadoria sai do veículo transportador, o risco passa a ser do comprador.
Exportador: FCA A transferência dos custos e riscos faz-se no momento em que o transportador recolhe a mercadoria como a mercadoria já chegou com avarias a responsabilidade é do exportador.
CPT: Os riscos de avarias ou perda são suportados pelo comprador a partir do momento em que as mercadorias são entregues na primeira transportadora.
CIP: Os riscos de avarias ou perda são suportados pelo comprador a partir do momento em que as mercadorias são entregues à primeira transportadora.
DDP: O vendedor tem aqui as máximas obrigações. As transferências de custos e riscos fazem-se aquando da entrega ao comprador.
Nos incoterms FOB, CPT, CIF, DAT e DDP, especifique o momento da transferência do risco (ponto crítico de risco-PCR) e o momento em que cessa o custo na entrega da mercadoria do vendedor para comprador (ponto crítico de custo-PCC)
2) Nos incoterms FOB, CPT, CIF, DAT e DDP, especifique o momento da transferência do risco (ponto crítico de risco-PCR) e o momento em que cessa o custo na entrega da mercadoria do vendedor para comprador (ponto crítico de custo-PCC)
FOB Tem apenas um ponto crítico para riscos e custos, ou seja, o ponto crítico de custo e o ponto crítico de risco acontecem no mesmo momento. Quando a mercadoria está a bordo no porto de embarque designado pelo comprador, os custos e riscos passam a ser do comprador, e não mais do vendedor.