IncoTerms ENI
ENSAIO TEORICO
GLOBALIZAÇÃO E INCOTERMS
João Miguel Barros
Filipe Rodrigues, Economia e Negócios Internacionais
ESCOLA SUPERIOR DO PORTO, NOVEMBRO,2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado para âmbito da disciplina de Economia e Negócios internacionais, para a realização do mesmo guiei-me por revisões bibliográficas, pesquisa na internet e vídeos do youtube.
Neste ensaio teórico, irei abordar a globalização, dando a minha opinião sobre os fatores que caracterizam este fenómeno, expondo tanto as suas vantagens como as suas desvantagens.
Posteriormente encontra-se uma pequena introdução sobre a História dos
Incoterms e os termos que vigoram o comercio internacional, dando a conhecer os 11 termos diferentes e quais as suas definições.
Nome do aluno
João Miguel Barros 5776
2
1. GLOBALIZAÇÃO
A globalização é a junção de vários fatores que têm vindo a acontecer nos últimos séculos. Desde o tempo dos Descobrimentos que se dá a globalização apenas de uma forma mais disfarçada, quando Portugal descobriu a rota marítima para a
India e começou a importar especiarias, era uma espécie de globalização. No entanto a grande expansão da globalização deu-se no século XX, com acontecimentos históricos como duas guerras mundiais, a crescente evolução da tecnologia, facilidade de comunicação, entre outros. No fundo a globalização é uma maior integração entre os países, quase como apagando as fronteiras entre si o que origina em um aumento do mercado comercial mundial que por sua vez faz com que haja um crescimento económico e um maior desenvolvimento dos países. A possibilidade de troca de bens e serviços a um nível mundial permite à população aumentar a sua qualidade de vida e a sua longevidade de vida.
Apesar de tudo parecer ótimo e de que a globalização tem a capacidade de fortalecer relações entre países, também temos que ter em conta que nem tudo são rosas, é verdade que o aumento das trocas beneficia o nível económico de um