Incorporação do Banco Itaú ao Unibanco
APRESENTAÇÃO ESCRITA DA INCORPORAÇÃO DO BANCO ITAU E UNIBANCO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
COMO SURGIRAM OS BANCOS? 4
UNIBANCO 4
ITAU 4
COMO FUNCIONA A JUNÇÃO? 4
O PRINCIPAL PROBLEMA 5
A APROVAÇÃO 6
O QUE É O CADE? 7
O CORTE DE FUNCIONARIOS 7
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Atualmente, em tempos de economia globalizada, temos assistido uma forte tendência mundial no sentido da concentração das atividades produtivas em torno de um número cada vez mais reduzido de grupos econômicos. Esta tendência explica-se, fundamentalmente, pela concorrência cada vez mais acirrada existente entre as empresas e pelo fato desta concorrência impor uma otimização na produção e no funcionamento econômico a fim de reduzir os custos de produção. Assim, possibilitando colocar no mercado produtos e serviços mais competitivos que possam agregar ao máximo valor de mercado.
Neste ambiente, o setor bancário brasileiro tem passado por inúmeras transformações nos últimos anos. Tais movimentações vêm ocorrendo por diversos fatores como globalização, desenvolvimento tecnológico e a volatilidade dos mercados. Como resultado destas transformações surgiu um grande número de fusões e aquisições neste setor.
Em meio aos impactos da crise econômica financeira de 2008 e 2009, num momento de grandes modificações no cenário econômico mundial, as empresas buscam formas de sobreviver e aumentar sua participação no mercado. Neste ambiente mutante, merece destaque a fusão do Itaú com o Unibanco, dois grandes bancos do Brasil.
A junção mostrou-se viável formando o maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e um dos 20 mais poderosos do mundo com uma rede de 4,8 mil agencias e dominando 18% do mercado brasileiro o ITAU UNIBANCO S.A é até hoje o maior negocio da historia do Brasil.
Obtendo uma vitória por unanimidade no CADE (Conselho Administrativo de Defesa