inconfidencia mineira
A Inconfidência Mineira
A inconfidência mineira, ocorreu no ano de 1789, na região de Minas Gerais. Foi um importante movimento social marcado na história do Brasil, que se consistiu na tentativa de revolta contra o governo português, com o objetivo de conseguirem a independência do país.
Aconteceu durante o ciclo do ouro, nesse período os portugueses exploravam muito o ouro através da população, cobrava o “quinto” que era a cobrança de 20% de cada ouro encontrado, e para quem não pagasse, havia a Derrama, os soldados entravam na casa das famílias e levavam seus pertences, até que desse o valor devido.
Com esses acontecimentos, a população começou a se revoltar, e com isso começaram a surgir grupos para buscarem soluções para o que estava acontecendo, então surgiram Os Inconfidentes, faziam parte dele, seu líder Joaquim José da Silva Xavier (conhecido como Tiradentes), o poeta Claudio Manuel e Inácio de Alvarenga, o advogado Tomas Antônio Gonzaga e outros. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano, já tinham idealizado até uma bandeira.
Marcaram um dia para acontecer a revolta, e para que a população ajudasse, era um dia em que teria a Derrama, mas um dos integrantes do grupo denunciou para o governo, fazendo assim com que fossem presos, só que todos os integrantes eram considerados importantes, menos Tiradentes, por isso foi condenado a forca, em plena praça publica.
A Inconfidência Mineira seguiu um pouco o Iluminismo, e mesmo fracassada, foi um grande exemplo da luta dos brasileiros pela independência, liberdade e resistência. A bandeira idealizada pelos Inconfidentes, é hoje a que representa Minas Gerais.
Introdução
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a
luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de