INCLUSÕES VACUOLARES CITOPLASMÁTICAS.
II-OBJETIVOS:
Observação de algus tipos de orgãos vegetais, onde é comum a ocorrência destes produtos no interior de vacúolo celular, apliando-se assim o conheçimento sobre o papel desta organela nas células.
III-MATERIAIS E METODOS:
MATERIAIS:
a) Lâmina permanente de tubérculo de batata – corante a base de iodo – grãos de amido (amiloplastos) b) Lâmina permanente de semente – corante a base de iodo – cotíledone com reserva de amido e oo embrião. c) Lâmina permanente de Citrus – glândulas de óleo (abaixo da epiderme). d) Lâmina permanente de semente – com grãos de aleurona (reserva de proteínas na forma de grãos). e) Lâmina permanente de folha de maracujá – drusas (cristais de oxalato de cálcio). f) Lâmina permanente de Allium – drusas (cristais de oxalato de cálcio).
MÉTODOS: Observe cada uma das lâminas permanentes, ao microscopio de luz (MO) procurano indentificar as inclusões vacuolares, presentes em cada material. Observe nos menores aumentos e passe para o aumento maior.
IV-RESULTADOS:
a) Lâmina da Batata – graõs de amído:
b) Lâmina de semente – Dicotiledonea Triticum, endosperma embrião e grãos de amido.
c) Lâmina Casca do fruto : glândula de óleo, produção e armazenamento da substancia oleosa:
d) Lâmina da semente Rinicus , endosperma com grãos de aleuronas:
e) Lâmina da folha de maracujá:
f) Lâmina Allium , cristais de oxalato de cálcio:
V-DISCUSSÃO:
1) Grãos de armazenamento e gotículas lipídicas: As células podem armazenar substâncias de reserva em seu citoplasma. Deste modo, encontramos grãos