Inclusão
VASCO DA GAMA
PROJETO DE INCLUSÃO
DIRETORA: CRISTINA ELISA BARD
CANOAS / 2013
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1. DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A educação inclusiva tem sua história gerada por dois marcos importantes. Na busca de enfrentar desafios e construir projetos capazes de superar o histórico da exclusão. No início do século XX a educação de pessoas com deficiência passou por uma grande mudança, a intensificação dos movimentos sociais de luta contra qualquer forma de descriminação emerge em nível mundial, em defesa de uma sociedade inclusiva.
No contexto político para o alcance das metas de educação para todos e no sentido de refletir as práticas educacionais que resultam na desigualdade social de diversos grupos; o documento Declaração de Salamanca proclama que as escolas regulares com orientação constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias e que os alunos com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular.
1.2 INCLUSÃO ESCOLAR E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS. Em nossa sociedade, o sujeito considerado com alguma deficiência encontra inúmeras dificuldades para desenvolver-se. A escola tem o papel fundamental em favorecer a todos o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de suas competências.
Criar novas estratégias e metodologias, maneiras diferenciadas de dar aula para que os alunos realmente aprendam o conteúdo que é proposto pelo professor exige uma redefinição e uma retomada de postura didático-pedagógica das instituições e educadores que trabalham com educação inclusiva.
De acordo com Nascimento(2007, p.6), ensinar é: ”Ensinar é comprometer-se com o outro e a inclusão escolar desafia uma mudança de atitude diante deste outro, esse que não é mais um indivíduo qualquer, e sim alguém que é essencial para a construção da sociedade que queremos formar”.
Partindo desse pressuposto, os