Inclusão
UMA MISSÃO POSSÍVEL?
Sirlei Lombardi
Prof. Kélvia Bonatti
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Disciplinas referentes ao segundo semestre de Pedagogia
07/12/2011
RESUMO
A educação inclusiva é um grande desafio para o nosso sistema educacional. Ela defende a proposta de uma Educação de qualidade para todos sem nenhum tipo de distinção, seja de alunos com necessidades especiais, ou para os que são descriminados por qualquer outro gênero. A Educação Inclusiva é, sem dúvida, uma conquista que pode facilitar a vida de todos, a partir das vivencias, entre alunos com deficiência e os ditos “normais”, passam a entender e sentir que fazem parte de uma sociedade, e mais tarde se tornariam cidadãos sem preconceitos. O objetivo deste trabalho é compreender se a Educação Inclusiva é uma missão possível. O método utilizado foi pesquisa literária e também artigos on line. A Educação inclusiva é possível se acreditarmos que todos são capazes de aprender, e tem potencial a ser desenvolvido. Dadas as condições necessárias e estabelecendo um vinculo afetivo entre os alunos, e respeitando suas limitações.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Qualidade. Limitações.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende discutir a Educação Inclusiva e compreender se a mesma é possível. A Educação Inclusiva é um processo de educação e ensino que defende o direito de todos os alunos com ou sem deficiência, de estarem juntas na escola da rede pública ou privadas. Para tanto, as escolas comuns precisam prever recursos e apoio para atender às necessidades destes alunos. As políticas de inclusão educacional devem ser priorizadas de modo a permitir uma educação pública, gratuita e de boa qualidade a todos.
O objetivo geral deste trabalho é entender quais são os aspectos psicológicos em relação aos professores, alunos e família. E com isto prestar o apoio que estes envolvidos deveriam receber de fato, para