Inclusão e exclusão social
Peter Mittler, em um artigo na revista Pátio (no 20, 2002), apresenta dados da realidade mundial que enunciam algumas das facetas do tema da exclusão social no que tange à educação:
125 milhões de crianças em todo o mundo não freqüentam a escola, sendo que as meninas são dois terços desse grupo;
150 milhões de crianças abandonam a escola antes de aprender a ler ou escrever;
12 milhões de crianças morrem por doenças ligadas à pobreza todos os anos; um em cada quatro adultos nos países em desenvolvimento não sabe ler nem escrever; dois terços são mulheres; apenas cerca de 1% dos deficientes físicos freqüentam algum tipo de escola na maioria dos países em desenvolvimento.
A situação de exclusão social que encontramos no Brasil, embora não expressa em números neste texto, também é muito grave. Buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.
O Programa Ética e Cidadania pretende trazer para o centro das preocupações do Fórum Escolar de Ética e de
Cidadania as principais temáticas relacionadas à inclusão e à exclusão social, focando principalmente suas r e p e rcussões no âmbito escolar. O objetivo é contribuir p a ra a construção de escolas ve r d a d e i ramente inclusiva s , abertas às diferenças e voltadas para os interesses e necessidades de todos os seres