Inclusão e Exclusão Social
Exclusão Social - O que é?
Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida econômica, social e civil e/ou quando o seu acesso ao rendimento e a outros recursos (pessoais, familiares e culturais) é de tal modo insuficiente que não lhe permite usufruir de um nível de vida considerado aceitável pela sociedade em que vive. A exclusão social pode, portanto, ser definida como uma combinação de falta de meios econômicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis;
Inclusão social – O que é?
Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.
TIPOS DE EXCLUSÃO SOCIAL:
Econômica: Trata-se da pobreza, situação em que o indivíduo está privado de recursos e é caracterizado por má condição de vida, com baixos níveis de instrução e qualificação profissional, emprego precário, etc.
Social: Privação de relacionamento, caracterizada pelo isolamento. Pode-se dar como exemplo, os idosos, deficientes, etc. Este tipo de exclusão, nada tem a ver com a pobreza, a menos que esteja também vinculada ao aspecto econômico, mas consequência de modos de vida familiar.
Cultural: A exclusão esta relacionada com fatores culturais, como por exemplo, o racismo, dificuldade de integração social, etc.
Patológico: Situações de origem patológica do individuo, de ordem psicológica ou mental, podendo ser neste caso, causa de ruptura familia.
Comportamentos Auto-destrutivos: Comportamentos relacionados com o alcoolismo, a prostituição, a droga, entre outros, o que gera a