Inclusão, um desafio a vencer
Janaina Miriam Brienze
Sheila Cárita de Oliveira Silva
Vania Bueno Marcon Mascarenhas
Walney de Oliveira Camargo
Curso de Pedagogia
Polo: Sorocaba-SP Prof. Me. Eduardo Name Risk
RESUMO
Este artigo tem como objetivo conhecer as dificuldades encontradas por professores do Ensino Fundamental, no ambiente escolar, para a inclusão de crianças com necessidades especiais. Para isto, foi realizada revisão bibliográfica a respeito da temática “inclusão”, além de consulta à legislação nacional referente. Com este estudo foi possível identificar as seguintes dificuldades: falta de formação especializada e apoio técnico no trabalho com alunos inclusivos inseridos nas classes regulares; necessidade de orientação por uma equipe multidisciplinar; formação continuada; infra-estrutura, recursos pedagógicos adequados; experiência prévia junto aos alunos com necessidades especiais; atitudes positivas dos agentes, além de apoio das famílias e da comunidade. Devido a essas dificuldades os docentes lidam com sentimentos como medo, insegurança, pessimismo, dúvidas e expectativas.
Palavras-chave: Inclusão, Desafio, Segregação, Preconceito
INTRODUÇÃO
A inclusão vem sendo tema de muitas discussões atualmente. Mas para que possa haver uma educação inclusiva de qualidade, é necessário que se criem condições favoráveis aos professores que trabalham com crianças com necessidades especiais (NEE). Esses professores têm enfrentado sentimentos advindos de inúmeras dificuldades, e essas geram sentimentos que surgem em uma escala freqüente, sendo alguns deles: medo, insegurança, pessimismo, dúvidas.
O tema inclusão tem gerado uma série de debates desde 1994 quando a Declaração de Salamanca (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1995) foi assinada (Congresso Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, organizado pelo governo espanhol em colaboração com a UNESCO) divulgando diretrizes básicas para reforma de políticas e