Inclusão Social
- Há um aluno deficiente em Tocantins, que foi incluído em uma escola regular, e duas vezes por semana tem um atendimento especializado com profissionais da APAE, assim, sua inclusão está dando certo.
* Pessoa de apoio – nome dado à pessoa que acompanha o aluno especial, alguém que ele confia.
* Censo IBGE 2000, 14,5% da população ou 25 milhões de brasileiros têm alguma limitação funcional / deficiência: - 70% vive abaixo da linha da pobreza; - 33% é analfabeta ou tem até 3 anos de escolaridade; - 90% fora do mercado de trabalho;
Os sistemas de ensino devem dar respostas às necessidades educacionais de todos os alunos. A inclusão torna os alunos mais maduros e capazes de aceitar e saber conviver com a diferença.
* Helmstetter, Peck e Giangreco (1994) fizeram uma pesquisa envolvendo 166 alunos do segundo grau nas escolas americanas dos Estados Unidos para saberem o que eles tinham a dizer sobre ter colegas com profunda física-motora ou mental deficiência em suas salas de aula. Os resultados destas pesquisas apontaram para a mudança de atitude destes jovens em relação as pessoas “portadoras de deficiência”. Estes alunos passaram a valorizar as pessoas pela contribuição que elas tem a dar, passaram a ser mais tolerantes com existência de “diferenças”, e passaram a valorizar a diversidade da condição de ser humano.
- Staub (1994) estudou por três anos o desenvolvimento de uma amizade entre quatro alunos com Syndrome de Down e Autismo e quatro alunos sem deficiências. Este estudo demonstrou que só foi possível criação destes laços afetivos de amizade entre indivíduos com e sem deficiências porque estes foram incluídos em um processo ativo e cooperativo de aprendizagem.
- New York