Inclusão social
OBJETIVOS
- Conhecer sobre a cultura japonesa dos desenhos animados:
“animês”.
- Pesquisar sobre a influência dos desenhos japoneses entre a população infanto-juvenil do município.
- Aprender estatística de forma diferente, agradável e prática.
- Conhecer como se dá a elaboração de uma estatística pelo IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
INTRODUÇÃO
O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente ‘Estatística’, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
Esse projeto foi idealizado pensando em relacionar o conteúdo
‘Estatística’ ao tema ‘animês’ (desenhos japoneses) para torná-lo mais interessante aos alunos.
Dado ao grande sucesso dos “animês” (desenhos animados japoneses) entre o público brasileiro é fácil falar que a cultura japonesa tornou-se um forte elemento no universo infanto-juvenil de nosso país.
Atualmente é quase impossível encontrar alguém com menos de trinta anos que não tenha tido contato com alguma animação japonesa. Entre os mais jovens é dificílimo um que não possua em sua casa brinquedos, revistas, ou mesmo materiais escolares, camisetas e outros objetos com desenhos de personagens japoneses. Quem não se lembra da figura de um certo ratinho elétrico chamado o Pikachu? Com muita freqüência, vemos na escola e em casa, crianças, adolescentes e mesmo jovens, desenhando personagens de seus animês favoritos (Cavaleiros do
Zodíaco, Pokémon, Dragon Ball Z, Power Ranger, Akira, Sailor