Inclusão Social Na Atualidade
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DESPORTO – CCSD
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
TÍTULO: Inclusão Social Na Atualidade
DISCIPLINA: Educação Física Especial
DOCENTE: Aristéia Sampaio
DISCENTE: Gilvan Souza De Lima
RIO BRANCO – AC, 31 de Março de 2015.
Inclusão Social Na Atualidade
Na atualidade falarmos de inclusão social infelizmente ainda é um termo muito questionado e debatido tanto em rodas de conversas entre amigos como também em assembleias do poder legislativo.
Antigamente havia-se preconceito intrínseco nos povos que tinha como opinião qualquer deficiência física como castigo de DEUS.
Quando falamos de inclusão/exclusão, nos deparamos com um fenômeno sócio histórico, que tem seu funcionamento permeado pela ordem social desigual, acionado pelo modo capitalista de produção e pelos valores discriminatórios, individualistas e segregativos nela presentes. (Bichara, 2003).
Hoje em dia as com transtorno do espectro do autismo estão cada vez mais educados em salas de aula regulares no Reino Unido segundo Dillenburger K et al.(2015)
Segundo estudo de Dillenburger K et al (2015), alguns empregadores estão agora a procurar especificamente a equipe no espectro do autismo, isso significa que nós estamos vivendo em uma
“sociedade inclusiva”.
Isso demonstra que o mundo está cada dia mais, incluindo pessoas com deficiência como o autismo citado no presente trabalho na sociedade que cada dia que se passa está mais inclusiva.
Já Bichara (2003) cita que o capitalismo contribui para a manutenção da desigualdade social e da exclusão, visando lucros individuais, impulsionando a falta de acesso do poder social para o excluído, sendo o sujeito considerado como aquele que não participa da vida social, tornando-o quase que inexistente na sociedade.
É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e