Inclusão Psicologia
Uma cena que mostrou a inclusão foi na formação do grupo, aonde eles tinham foco nos objetivos, coordenação, designação tudo em nome da sobrevivência e no resgate. No grupo todos os meninos foram incluídos com direitos iguais, não teve descriminação em nenhum aspecto.
Controle
Ralph mostrou claramente essa necessidade pessoal. Quando o grupo se dividiu, por causa de Jack, ele passou a ser desafiado pelos “rebeldes”, porem ele sempre acreditou que todos eram como irmãos e precisavam estar unidos para se manterem vivos até o momento do resgate, no qual ele tinha certeza que iria acontecer, pois os meninos “rebeldes” já não tinham mais a esperança que isso um dia fosse realmente acontecer.
Logo após os ataques, provocado por Jack e seu grupo, Ralph teve sua moral e sua integridade física abalada, mas ele não perdeu o controle e não passou a fazer parte do grupo de Jack, uma alternativa que ajudaria muito em preservar a sua própria vida, e também não tentou vingar-se. Ralph apenas continuou pregando a união e lutando pela sua sobrevivência contra Jack que desejava a todo custo destruí-lo.
Afeição
No filme o que mais representa a afeição é a amizade de Ralph e o Porquinho. O Porquinho manteve uma lealdade por Ralph até o momento de sua morte, e isso mostra a verdadeira amizade entre eles, uma real afeição.
Mesmo após todos os meninos terem abandonado o grupo formado por Ralph, o Porquinho continuou com fé que seriam regatados, e que se manter ao lado do seu amigo (mesmo sendo judiado por Jack e seu grupo), seria o melhor caminho a ser seguido.
Outra coisa que se pode notar era o amor entre os gêmeos San e Eric, que estando do lado bom ou ruim sempre estiveram juntos. Eles acabaram indo para o lado de Jack, pois temiam a falta de comida, porem nunca foram contra ao Ralph. Um momento que deixou bem claro a bondade dos irmãos foi quando já no final do filme Ralph estava sendo perseguido pelo outro grupo, e eles não o entregaram,