Inclusão para todos
É um desafio falar de inclusão, em nossa sociedade.
Porque a sociedade coloca barreiras para separar as escolas regulares dos alunos com necessidades especiais.
Em primeiro lugar vencer o preconceito acreditamos ser a maior barreira. A segunda é a estrutura física, as escolas não recebem de fato verbas suficientes para que estes obstáculos sejam superados. Outra barreira é a falta de conhecimento a respeito dos direitos dos deficientes por parte dos seus familiares. Como lutar por direitos se não se sabe nem mesmo que eles existem, o governo prefere que os pais aceitem que é simplesmente uma doença. O início de um trabalho de divulgação, de esclarecimento dos direitos que os deficientes possuem, para que possam, de fato, lutar por tais direitos.
Quanto às nossas escolas, de fato, elas não estão mesmo preparadas para recebê-los, vemos isso dentro do estágio que estamos realizando, esta inclusão demorará ainda mais para ocorrer se nós futuros profissionais da educação não fizermos a diferença.
As escolas já estão dando o primeiro passo para o processo de inclusão, que é aceitar que ele se matricule. Depois disso, a escola poderá lutar juntos aos CREDEs as condições básicas para o atendimento dos mesmos, como é o caso de tradutores de LIBRAS e Braile, para deficientes auditivos e visuais, entre outros. Portanto de toda e qualquer dificuldade, nada deve impedir que a inclusão acontecesse. Mesmo porque, uma vez que a inclusão está prevista na nossa Constituição, isto faz da inclusão direito inalienável e como direito subjetivo, que é, poderá se constituir um crime a escola que não receber os alunos que tiver necessidades especiais.
Há muito que ser melhorado para que de fato aconteça "Escola para todos"
INCLUSÃO DOS EXCLUÍDOS A história, nos mostra que na antiguidade havia uma forma do Estado selecionar suas crianças, e até mesmo as culturas locais faziam a "seleção".Mesmo há passos lentos, se faz necessário a criação de leis para