inclusão escolar
O presente trabalho será realizado em três etapas, onde cada uma delas apre- sentará seus objetivos.
A primeira etapa, apresentará conteúdos básicos para a formação de uma sala temática dentro de um ambiente escolar, tais como, recursos tecnológicos, estratégias de uso, objetivo, suas aplicações e a faixa etária de seus usuários.
Já na segunda etapa, apresentaremos a justificativa dessa escolha e sua con- tribuição e desenvolvimento para seus usuários.
A terceira e última etapa será apresentado alguns conteúdos virtuais que ajudaram aperfeiçoar esse trabalho, como: cursos, vídeos,textos e blogs.
A sala temática escolhida foi uma Brinquedoteca, onde seu público alvo será crianças de 0 á 05 anos.
A brinquedoteca é um espaço que permite o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado ás crianças, favorecendo o cultivo da brincadeira, de forma livre para as pessoas em qualquer fase da vida.
A brinquedoteca na escola, é um espaço que permite o brincar livremente com todo o estímulo á manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade.
A brinquedoteca é responsável por mediar á construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, e ainda, incentiva extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.
Brincar é coisa muito séria, toda criança deveria poder brincar, pois a brincadeira contribui para o processo de socialização, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidade básicas. As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança.
Estas não são apenas uma forma de desafogue ou entreternimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o