Inclusão escolar e formação do professor
Trabalho Avaliativo
Disciplina: Educação Especial e Inclusão
Professora: Romilda
Curso: Pedagogia
Inclusão Escolar e Formação do Professor
Muito se discuti a inclusão na escola, questionando sobre a melhor forma de se ensinar e quais métodos devem ser adotados pelos professores, porém devemos refletir sobre o que é inclusão. Muitos dizem que deve haver mais integração no ambiente escolar, para Mantoan, existe uma diferença entre integração e inclusão:
“O objetivo da integração é inserir um aluno ou um grupo de alunos que já foi anteriormente excluído. O mote da inclusão, ao contrário, é não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo da vida escolar. As escolas inclusivas propõem um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em função dessas necessidades.” (2006, pg.19).
Conforme a autora é preciso uma consciência pedagógica para que a inclusão seja sempre vista como um novo paradigma escolar, e que ao ser projetado o currículo educacional, este conceito já esteja incluso no mesmo, facilitando assim o acesso dos educandos no ambiente escolar. Ainda citando Mantoan:
“A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional, para que se encaixe no mapa da educação escolar que estamos retraçando”. (2006, pg.14)
O cartesianismo educacional provoca uma dicotomia na área pedagógica com conceitos arcaicos e não inovadores para a inclusão e suas necessidades atuais. Fazer com que os direitos iguais sejam realidade e executável, é uma tarefa de muitos anos de luta e conscientização social, uma busca incessante pela igualdade que deve iniciar na escola junto ao magistério. Apesar da sociedade ainda está despreparada para a inserção, a escola deve estar sempre apta e preocupada em ser a ligação de ambos, transformando assim a inclusão