Inclusão dos portadores de necessidades especiais em sala da aula do ensino regular
SARA PATRICIA SILVA PARENTE ALENCAR
GLAUCEA MARIA FERREIRA LEITE
RESUMO
Este artigo analisa os indicadores da educação inclusiva e de escola inclusiva. A inclusão só será eficaz se forem desenvolvidas propostas de organizações de aprendizagem com base na legislação pertinente, respeito à individualidade. Volta-se como referencial a ampliação do atendimento aos alunos com necessidades especiais, bem como na capacitação dos professores e profissionais em equipe multifuncional para inclusão do ensino regular de ensino.
Palavras-chave: Inclusão; necessidades especiais; ensino regular; profissionais.
ABSTRACT
This article discusses the indicators of inclusive education in students who have special needs in inclusive school inclusion. Inclusion will only be effective if they are developed proposals for learning organizations based on relevant legislation, respect for individuality. Back as referential extension of service to students with special needs, as well as in the training of teachers and professionals in cross-functional team for inclusion of teaching regular education.
Key words: inclusion; special needs; regular teaching; professionals.
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho visou conhecer o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais na Escola Pública da cidade do Exu-PE em confronto com o conhecimento da APAE sobre o assunto. Por necessidade de aumento da amostra, a pesquisa foi estendida para a APAE de outros dois municipios. De princípio, ressalta-se que não se deve mais utilizar a palavra “portador” de necessidades especiais, uma vez que portar significa conduzir algo. Portar uma deficiência seria encontrar-se constantemente com um fardo, o que não condiz com a realidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB traz em seu capítulo V que a inclusão dos alunos com necessidades especiais deve ocorrer