Inclusão digital
Para a sua uma questão que vem sendo muito discutida no Brasil, tanto por
Pedagogos como por psicólogos e educadores, é a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Este estudo teve por objetivo verificar como estão sendo implantados os projetos de Educação inclusiva no ensino básico, em escolas públicas e privadas. Resultados obtidos revelaram que, tanto as escolas públicas como as privadas não possuem infraestrutura adequada para desenvolver projetos inclusivos.
Principalmente no que diz respeito a recursos humanos. Os profissionais, em sua maioria, mostraram-se. sem conhecimento e preparo para lidar com a diversidade dentro da sala de aula. Assim, as práticas de inclusão escolar.
Apresentam-se de modo restrito e, consequentemente, com poucas condições de realizar um ensino inclusivo de qualidade, negligenciando, desta forma os direitos dos alunos com deficiência á aprendizagem, ao desenvolvimento e á participação efetiva na sociedade, mas em vários segmentos da nossa sociedade, mas mesmo assim tais pessoas continuam vítimas de preconceitos.
E estigma, por serem consideradas diferentes. Parece claro que as conquistas. maiores em relação aos direitos destas pessoas se deram mais no que diz respeito á elaboração de leis e normas do que na concretização de ações que fato possibilitem a real inserção destas pessoas na sociedade. A inclusão, neste contexto, ganhou força com a declaração de Salamanca.
Que se constitui em um importante documento sobre princípios, políticas e práticas relativos às necessidades especiais. afirmam que a escola inclusiva apenas poderá se concretizar a partir de condições muitos especiais de recursos humanos, pedagógico. Acreditam essas autoras que o professor no contexto inclusivo precisa de preparo para lidar com as diferenças , com a diversidade de todos os alunos, no entanto os professores, de modo geral, não têm recebido formação e