Inclusão digital
Letícia Máira Penido e Silva
Por dentro da inclusão Digital
Em um mundo onde os meios digitais estão em “posse ao comando”, devemos colocar a sociedade em inclusão digital, que se dá pelo processo da democratização das tecnologias. O que em linguagem simples se refere á “levar”, aproximar todos estes meios diversos do mundo tecnológico para próximo da sociedade, principalmente as carentes que estão em constante defasagem dos mesmos.
[pic]
Programas destinados á inclusão digital não se diz somente á aquisição do hardware (máquina) e do software (programas), mais se implica a uma serie de fatores bem como a sociedade ter conhecimento suficiente para usufruir de ambos e além disso, melhorar sua vida através deles; em outras palavras inclusão digital não é ter um computador em casa e/ou sabê-lo usar, como também conseguir através dele facilitar sua vida; o que muitos não compreendem.
[pic]
Em 2005 o Brasil o governo federal implantou um projeto nesta área chamado: Computador para todos onde favorece condições para a classe C comprar um computador com Software livre (neste caso LINUX) e acesso a internet com preços subsidiados. Que se dá um começo a acessibilidade digital, mais que não lhe coloca a fim deste problema, para aprimoramentos nesta área contamos então com programas implantados para que dêem condições de usufruírem do mesmo.
[pic]
Podemos também afirmar que a inclusão digital deve conter todas as classes sociais, das mais diferentes faixas etárias, desde crianças á idosos, de etnias diversificadas, deficientes, entre outros, pois a real inclusão digital auxilia na inclusão social dos indivíduos, e somente será bem sucedida se de fato TODOS estiverem incluídos nesta sociedade cada vez mais digital.