Inclusão digital
Inclusão digital nas escolas: uma questão social
II – Autor:
Andréa Pereira de Freitas Xavier
III – Temática:
O acesso às tecnologias da informação e comunicação é um direito básico de todo cidadão, portanto a inclusão digital não se resume apenas a dispor da tecnologia, como também ter a capacitação para uso efetivo dos recursos tecnológicos. O papel da educação é proporcionar um ambiente favorável à inovação ligada à tecnologias nas áreas pedagógica e social para que o aluno possa usar o conhecimento adquirido a fim de melhorar seu quadro social e sua qualidade de vida
IV – Justificativa:
A inclusão digital possui o papel de resgatar os excluídos digitais ao contexto da sociedade e efetivá-los na sociedade da informação.
Sendo assim, justifica-se a presente pesquisa pela importância de se incluir digitalmente os cidadãos para que sejam geradas as transformações necessárias às suas demandas sociais.
V – Questão Problema:
Considera-se que a inclusão digital é necessária, nesse sentido questiona-se: de que forma a escola contribui para a formação de uma sociedade digitalmente incluída?
VI – Objetivos Geral e Específicos:
Geral:
Refletir sobre o papel da inclusão digital nas escolas como instrumento da construção da cidadania e da participação social na perspectiva de uma sociedade mais justa e democrática.
Específicos: * Analisar o crescimento da informatização nos diversos ambientes escolares; * Conceituar inclusão digital e sua aplicabilidade social; * Identificar a inclusão digital no ambiente escolar como ação educacional.
VII – Delimitação do Tema:
Observar a importância da inclusão digital na educação, tomando como base a Escola Estadual Chequer Jorge no ano de 2012.
VIII – Metodologia:
Será desenvolvido um trabalho de pesquisa (questionário) através de coleta de entrevistas com alunos, professores, diretores, pais ou familiares, verificando a perspectiva acerca da pesquisa