INCLUSÃO DIGITAL
ALEXSON GONÇALVES MENDES
DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL.
BELÉM
2013
ALEXSON GONCALVES MENDES
DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Trabalho apresentado a disciplina Seminário Temático: história e ensino, do curso de Licenciatura em História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia como requisito parcial de avaliação do segundo NPC sob orientação da Professora Msc. Lucidéa Santos.
BELÉM
2013
DESAFIOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
Nas ultimas décadas do século XX, passou a se discutir com mais ênfase a questão do direito de todos à educação, mas, não uma educação diferenciada, e sim uma escola igualitária, onde as práticas pedagógicas possam contemplar a necessidade de todos.
A partir desta perspectiva, buscou-se incluir alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Kunc (1992) diz que: “O principio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a ideia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo". A conferência da UNESCO de 1994 sobre a Necessidades Educativas Especiais, resultou na declaração de Salamanca assinado por 92 países, tem como principio fundamental “todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível, independente da dificuldades e diferenças que apresentem”.
As dificuldades de inclusão perpassa, pelo educador, pela sensibilidade deste, é necessário que o professor busque uma melhor qualificação para que não repasse preconceitos e não discrimine este aluno com deficiência, segundo Ferreira (2006), O educador deve, além de proporcionar o acesso à educação destes estudantes, combater barreiras que possam provocar a exclusão educacional destes.
Entre as deficiências, escolhi trabalhar aqui a deficiência visual. É um desafio para a educação