Inclusão digital
Centro de Pós Graduação
Metodologia e Didática do Ensino Superior
IDEIR COTO
Inclusão digital na educação superior
CACOAL/RO
2012
IDEIR COTO
Inclusão digital na educação superior
Projeto de pesquisa apresentado por Ideir Coto ao centro de Pós Graduação das Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC-, como pré-requisito para a obtenção do título de especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, sob orientação do professor me. Antônio Carlos da Silva.
CACOAL – RO
2012
SUMÁRIO.
1 Introdução
2 Problema
3 Hipótese
4 Objetivos
5 Justificativa
6 Referencial Teórico.
7 Metodologia.
8 Cronograma.
9 Recursos.
10 Referências.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abrir um leque de conhecimento sobre a Inclusão digital no ensino superior, capacitando o docente para as novas tecnologias inseridas no meio acadêmico. Visando a inclusão das faculdades denominadas EAD, seguiu-se a necessidade da utilização do meio tecnológico voltado para o uso do computador como ferramenta de ensino do aluno e o professor.
Inclusão Digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir um docente digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ele sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social dentro da sala de aula junto com seus alunos. Inicialmente, quebrando o paradigma que o ensino através de papel escrito era a melhor maneira de transmitir o conhecimento, usar a ferramenta tecnologia como um apoio pedagógico e não como um vilão, tendo como fator distanciador do professor e aluno. Eliminar o tabu, sobre o modo de ensinar seja da forma antiga, sendo que é dever do docente preparar o aluno para integração do