Inclusão digital
Inclusão Digital
INTRODUÇÃO
Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, ou seja, a tecnologia é levada a todas as pessoas de forma que possam utilizar este tipo de serviço. A simplificação da rotina diária também é um aspecto deste processo evolutivo.
Aqueles que utilizam dessas tecnologias é chamado de incluído digital, pois usufrui da tecnologia para melhorar a sua vida. Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações de ONGS e do governo em geral, que visam facilitar o acesso de pessoas de baixa renda às tecnologias da informação e comunicação.
A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Assim a sociedade em geral obtém acesso a informações na Internet, produzindo e expandindo conhecimento.
INCLUSÃO DIGITAL
Novos conceitos são introduzidos dentro de sistemas de inclusão digital, a acessibilidade e a competência de uso das tecnologias. A partir desta perspectiva, o país está atras da evolução digital, visando a sociedade inclusiva. Inclusão digital é aquilo que todos desejamos, o poder de classes baixas atingirem o patamar da evolução, ao entrarem em contato com as novas tecnologias, e serem usuários de redes sociais, muito comuns hoje.
Dentro da inclusão digital, outros públicos participam deste sistema, como os idosos, pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência, localidades de difícil acesso ( populações ribeirinhas, por exemplo), entre outros tipos de público.
Existe a ideia de que as tecnologias da rede mundial vieram para suprir a falta de comunicação existente, o que objetiva a integração de todo o cidadão dentro deste aspecto, pois aqueles que não participarem desta inclusão, poderão ficar à margem da comunicação, podendo perder muitos de seus direitos.
Hoje, temos dois tipos de analfabetos, aquele que já é conhecido, o analfabeto funcional (que só sabe reconhecer e escrever seu nome) e o analfabeto