Inclusão digital
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
INCLUSÃO DIGITAL
Itabuna
2010/2
INCLUSÃO DIGITAL
Trabalho apresentado ao Curso de Assistência social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Filosofia – Módulo II.
Professora: Márcia Bastos de Almeida
Itabuna/Ba
2010/2
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem por prosposta discutir a questão da inclusão digital, tema gerador de debates nas esferas da sociedade. Historicamente desde o primórdios a sociedade necessita de instrumentos para se comunicar e manter-se informada, e com a evolução da sociedade chegamos as TIC’S ( Tecnologia de Informação e Comunicação) que segundo Laudon e Laudon ( 1999, p. 72) são As tecnologias de informação vão além do computador isolado e abrangem as redes de comunicação, equipamentos de fax, impressoras e copadoras “inteligentes”, workstations ( ou estações de trabalho), processamento de imagens, gráficos, multimídia e comunicação em vídeo. Cada vez mais, os problemas serão resolvidos um mainframe isolado ou um microcomputador, mas por um conjunto de dispositivos digitais dispostos em rede.
Nesse contexto insere-se a inclusao digital tendo como significado a acessibilidade das tecnologias de informaçao e comunicação pela sociedade. Alguns autores fazem menção a importância do profissional incluído digitalmente a exemplo disso temos ( IAMAMOTO, 2003, p. 49).
“No campo do serviço social hoje se exige, por exemplo um técnico versado em comunicação, capaz de acessar as redes de comunicação on-line, com domínio fluente de inglês, etc”.
Mediante o exposto para entendermos de forma mais clara, esse estudo tratará de o que é