Inclusão digital
Numa sociedade globalizada, onde a tecnologia alcançou um avanço até então nunca visto, temos a necessidade de lidar, com alguma familiaridade, com as principais ferramentas tecnológicas disponíveis. A inclusão digital é também uma das formas da evolução e disseminação do conhecimento. Quando pessoas possuem condições democráticas de acesso às novas tecnologias de informação, comunicação e capacidade de interagir com essas tecnologias, estas tendem a ter cada vez mais, uma maior produção intelectual, armazenando e compartilhando conhecimentos.
O processo de Inclusão Digital promove a capacidade de pensar, produzir, e partilhar a riqueza material e cultural na sociedade atual, mas a complexidade progressiva da sociedade da informação pode aumentar a distância entre incluídos e excluídos.
A introdução do computador na sociedade tem provocado uma revolução nos métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. Surge então, a necessidade de aliar a informática à educação e aos processos de ensino-aprendizagem como uma ferramenta tecnológica. A inclusão digital é, hoje, um tema de interesse geral no contexto da educação.
2 INCLUSÃO DIGITAL
Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, linha telefônica e o acesso à rede, pois não é apenas o cidadão possuir um simples computador que iremos considerar ele, um incluído digitalmente.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às