INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE
PROJETO DE SOCIOLOGIA
INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE
Barretos
2010
Vanderléia Cristina VIEIRA
INCLUSÃO DIGITAL PARA TERCEIRA IDADE
Barretos
2010
INTRODUÇÃO
Estudos demográficos nacionais realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que o envelhecimento da população não é apenas uma característica dos países desenvolvidos. A parcela da população brasileira com mais de 60 anos de idade cresceu de 4% pra faixa de 10 % na atualidade, Barretos possui 9.568 indivíduos de terceira idade.
Partindo da idéia que essas medidas satisfazem uma parcela significante da população, tornar-se interessante a inclusão digital para a terceira idade.
Dentro desse contexto, inclusão digital para a terceira idade, nosso projeto busca familiarizar essa população dos computadores pessoais para uso básico, sendo esses, o aprimoramento da digitação, edição de textos, manipulação de planilhas de cálculo e navegação na internet.
JUSTIFICATIVA
Estudos contemporâneos comprovam que capacidade de apreender não está apenas relacionada à infância e a juventude, mas é um processo contínuo que se estende ao longo de toda a vida, inclusive na terceira idade.
Segundo Erik Erikson (1976) o desenvolvimento possui oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até a morte, onde o oitavo caracterizado pelo conflito entre a integridade e o desespero, está relacionado à terceira idade e serve de embasamento para compreender os aspectos psicológicos dos idosos.
O senso de integridade decorre a capacidade do indivíduo de apreciar em retrospecto toda sua vida com alto grau de satisfação, na outra extremidade fica o indivíduo que revê a própria vida com uma serie de