Inclusão digital nas escolas
QUESTIONÁRIO
1) Cite algumas iniciativas do governo federal rumo à inclusão digital nas escolas.
A criação do programa banda larga, a capacitação de professores e a oferta de portais que disponibilizam conteúdos educacionais multimídias.
2) Que passo importante o MEC tomou para auxiliar os professores rumo à inclusão digital?
Para estimulo do aprendizado digital o governo federal financiou laptops para professores de escolas públicas de todo país.
3) Porque o financiamento de laptops aos professores da rede pública não atendeu as expectativas a que propôs o governo?
O simples fato de financiar computadores aos professores não se mostrou eficaz pelo fato de os professores não terem sido criados em ambiente que houvesse a mínima interação com computadores desta forma se mostraram assustados ao confrontar-se com o novo, diferentemente dos jovens, com pensamento dinâmico e explorador.
4) Qual o foco da Web 2.0?
As práticas colaborativas, a comunicação, a resolução de problemas, a autoria, em comunidades virtuais, que se articulam em torno de objetivos comuns, independentemente do local de origem de cada um de seus membros.
5) Quais são algumas das vantagens das redes sociais?
Essas comunidades criam um movimento horizontal que fortalece aqueles que se encontram às margens dos centros de poder de decisão da sociedade, transformando as formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade.
6) Qual a visão do autor do artigo sobre a promoção da inclusão digital?
Promover a inclusão digital é, em sua percepção, oportunizar que cada sujeito social possa, efetivamente, participar desse movimento, não sujeitando-se às práticas que o condicionam a mero consumidor, seja de informações, seja de bens, seja de cultura.
7) Como vem sendo utilizadas as TIC’s nas escolas públicas brasileiras?
Elas são utilizadas numa perspectiva instrumental, com cursos básicos em torno de algum software, ou para fazer