Inclusão digital na terceira idade
PROJETO SOCIAL:
INCLUSÃO DIGITAL
NA TERCEIRA IDADE
Uberaba, Junho/2011
TÍTULO:
I. OBJETO DE INTERVENÇÃO
Projeto Social de Inclusão Digital na Terceira Idade em situação de vulnerabilidade social do município de Uberaba.
II. JUSTIFICATIVA
Em um mundo que se torna cada vez mais digital, os conhecimentos em informática se tornam essencial independentemente de idade e/ou classe social, pois o mesmo possibilita maior acesso às informações e serviços prestados via internet, pensando nisso, vimos a necessidade da pessoa idosa ter essa contato com o mundo virtual, assim o Projeto Inclusão Digital na terceira Idade, é um instrumento que viabilizara à pessoa idosa a se tornar mais independente, aumentando assim a sua autoestima, pois o mesmo não se sentirá excluído e discriminado.
O Projeto tem como finalidade o curso de formação em informática para pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade social, no município de Uberaba.
Diante do exposto acima, devemos pensar, o que é essa inclusão digital? Segundo o Movimento Software Livre Guarulhos (2009), inclusão digital “é a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TICs), o que permite a introdução de todos, especialmente das pessoas de baixa ou nenhuma renda, na sociedade da informação”.
Na década de 1990, com o surgimento da sociedade da informação, os países que em desenvolvimento encontram muitas barreiras para a implantação da mesma, tais como: a exclusão social provenientes da desnutrição, a violência, o analfabetismo e o desemprego. Ao contrário dos países desenvolvidos onde o hábito da leitura é preponderante, e a indústria editorial é forte.
Castells (2000), ao analisar as transformações socioeconômicas e tecnológicas da atualidade, nos mostra como hoje o homem atua sobre as tecnologias, utilizando-as para transportar o capital e os bens materiais e simbólicos de um lado para o outro do mundo muito