Inclusão de Redes Inteligentes na Distribuição da Energia
DEFEITOS NA DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA
Desperdício de energia
Custos altos da infraestrutura para suprir o pico de carga
Capacidade limitada de armazenamento de energia
Sistema centralizado, depende de uma única fonte
TECNOLOGIAS A SEREM APLICADAS
Inclusão de fontes de energia alternativas na rede de distribuição, oriundas de energia eólica ou solar, por exemplo. Essas fontes de energia tratam de suprir a demanda no caso de uma elevação no consumo, de forma intermitente, tornando o sistema autorrecuperável.
Para garantir isso, é necessário implementação de sensores em toda rede para monitorar o consumo e, automaticamente, controlar a distribuição da energia elétrica.
Para garantir a confiabilidade do sistema, deve ser desenvolvida uma rede informacional inteligente e segura para suportar a comunicação de dados
BLOCO DE PESQUISA 3 - AUTOMAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO (BP3)
Focar as principais linhas de pesquisa para a definição de arquitetura, funcionalidades, tecnologias e cenários para a Automação da Distribuição no âmbito da “Rede Inteligente”.
3.1 Objetivos específicos relacionados a Automação da Distribuição
Buscar estabelecer, dentro da visão de “Rede Inteligente”, o estado atual de implantação da automação no segmento de distribuição de energia elétrica, frente às diferentes realidades das distribuidoras. Neste item, deve-se buscar estabelecer alinhamento com um RoadMap de referência para a “Rede Inteligente” no Brasil, considerando os diversos estágios para se alcançar o conceito de redes auto- recuperáveis.
3.2 Objetivos específicos relacionados a Infra-estrutura informacional para suportar o conceito Smart Grid
Avaliar, sob a ótica do“Rede Inteligente”, a necessidade e a oportunidade de aperfeiçoamento ou alteração dos atuais sistemas de informações das distribuidoras, bem como a implementação de novos sistemas e a integração de informações entre eles.
3.3 Objetivos específicos relacionados a