Inclusão de Portadores de Necessidades Especias no Mercado de Trabalho.
Este Trabalho de Conclusão de Curso é fruto de uma pesquisa a respeito da inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.
Definem-se portadores de necessidades especiais (PNE’S) todos os indivíduos que possuem algum tipo de limitação, seja ela física ou intelectual.
O intuito dessa pesquisa é demonstrar quão grande é a dificuldade de inserir PNE’S no mercado de trabalho, esta dificuldade causa um enorme transtorno para os mesmos, pois, todos os dias “ultrapassam barreiras e vencem desafios”, sem desistirem de lutar para fazer parte de uma sociedade globalizada.
Em uma análise retrospectiva em torno da pessoa com necessidades especiais, verifica-se que sua trajetória acompanha a evolução histórica da conquista dos direitos humanos. Nas discussões a esse respeito e que duram séculos, os “deficientes” sempre foram percebidos como seres distintos e à margem dos grupos sociais. Mas, à medida que a dignidade do homem, seu direito à igualdade de oportunidades e participação na sociedade passaram a preocupar inúmeros pensadores, a história começou a mudar. Hoje, buscam-se espaços organizados a partir dos movimentos governamentais e da sociedade civil para a inclusão, assumindo cada vez mais, maior importância com a perspectiva de atender as crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação, uma sociedade mais justa, solidária e acolhedora.
1.1 – Objetivos O presente Trabalho de Conclusão de Curso orienta-se pelos seguintes objetivos:
1.2 – Objetivo geral Incentivar a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, mostrando que a eficiência independe das condições físicas.
1.3 – Objetivos específicos Identificar a existência de cargos e tarefas que podem ser facilmente ocupados e cumpridos por pessoa deficientes; Mostrar os benefícios para a vida e saúde dessas pessoas podendo trabalhar e sentindo-se úteis;
Mostrar a importância