INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS ESCOLAS PUBLICA E PRIVADAS DE CARIACICA
O objetivo desta pesquisa, contribuir positivamente quando diz respeito ao processo inclusivo educacional dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular.
As famílias têm sido a base na formação, no contexto histórico na evolução humana, com as transformações culturais que vem ocorrendo. Os tipos de deficiência entrando na discussão dos termos deficiência mental ou intelectual, que são utilizados atualmente e as políticas de proteção a pessoas com deficiência dispostas assim como aquelas que beneficiam os familiares destes, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Centro de Referência a Assistência Social entre outras, o resultado dos dados coletados a inserção de usuários da APAE em Políticas Públicas no Município, os alunos em sua maioria, possuem matrícula em escola regular da rede pública. Com isso foi possível da inicio a grande mudanças para a inclusão educacional, as escolas tiveram e estão em constantes modificações para inclusão social e educacional, os docentes necessitam tomar consciência do trabalho com aqueles que estavam excluídos e marginalizados, oportunizando o acesso ao conhecimento formal pelo qual todos tem direito de receber. Ressaltamos que a educação escolar deve ser considerada primordial no processo formativo do sujeito, motivo pelo qual os alunos com NEE devem aprender na escola regular aquilo que na escola especial convivendo com seus pares, não tiveram oportunidade de apropria – se de atitudes que a escola especial não os propiciaram.
Segundo Fretas (2006, p. 38.), a inclusão desafia, pois a mudanças estimula a flexibilidade das relações, a retribuição dos recursos para um mais correto aproveitamento, o trabalho em equipe, a colaboração e a cooperação, o envolvimento de toda a escola, dos pais, da comunidade, dos diferentes serviços e dos seus profissionais do sistema educativo.
É preciso
É importante