Inclusão de Deficiente Visual
Série: 1º ano
Disciplina: Ciências e Português
Tema da aula: Frutas
Número de alunos: 28
Tempo de Aula: 100 minutos
Objetivo Geral: Trabalhar e desenvolver os sentidos do corpo e promover uma abordagem prática do conhecimento sobre frutos, apresentando modelos palpáveis e reais sobre exemplos de frutas que fazem parte do nosso cotidiano.
Objetivos Específicos: Observar texturas e as partes internas das frutas; apresentar assuntos abordado em sala, como a formação do fruto, suas partes e os tipos de frutos.
Conteúdos: Conceito do que é fruto e sua formação; tipos de frutos do nosso dia-a-dia e observação das partes internas de um fruto (sementes, epicarpo, etc.)
Metodologia: Após uma aula teórica sobre apresentação das frutas, iniciar uma aula prática sobre o mesmo tema. Solicitar aos alunos que observem o professor cortar as frutas para que sejam distinguidas através do toque (trabalhando o tato) as texturas (internas e externas), além de sentir a diferença do cheiro (trabalhando também o olfato) e posteriormente do gosto (trabalhando o paladar) daqueles alimentos.
Material: Será preciso um recurso mínimo dentro de sala com uma mesa grande e cadeiras, faca, pratos, colheres e diversos tipos de frutas levadas pelo professor ou previamente solicitado aos alunos.
Avaliação: Será composta de um relatório (oral no caso dos DV) abordando o tema e na observação dos alunos durante a atividade.
Exemplos:
Deficiência Visual. Cegueira - Tipos e Definição. Acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.
› Classes de Acuidade Visual:
Classificação Acuidade Visual de Snellen Acuidade Visual Decimal Auxílios fonte: Classificação ICD – 9- CM ( WHO/ICO)
Tipos de cegueira
A cegueira classifica-se dependendo de onde se tenha produzido o dano que impede a visão. Este pode