inclusão da educação ambiental
415 palavras
2 páginas
A inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro. Nos dias de hoje em que nossa sociedade enfrenta problemas socioambientais a inclusão ambiental é um processo que aumenta a participação de todos os cidadãos através de mudanças e transformações culturais. Os primeiros anos de um individua na escola representam a base da estrutura do conhecimento, uma vez que a criança aprende o que é certo e errado ela criará um habito que será levado por toda a sua vida e passará de geração em geração. Esses indivíduos crescerão com valores sociais e atitudes que vão colaborar com a sociedade tanto na atuação individual como coletiva na preservação, prevenção e utilização racional dos recursos do meio ambiente. O processo de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares tem a possibilidade de transformar a sociedade, formando cidadãos conscientes que serão fundamentais na melhoria e conservação do planeta desde a educação infantil até quando adultos passando para as gerações futuras, num futuro sustentável.
Os primeiros ciclos da educação formal representam a base da estrutura do conhecimento do indivíduo. Uma vez apresentado e vivenciado pelo aluno as práticas de uma educação para o desenvolvimento sustentável a exemplo da triagem e reciclagem do lixo doméstico, preservação do meio ambiente, etc. Haverá a criação de um hábito saudável que se estenderá por toda a vida o que na fase adulta irá gerar um ser humano consciente vivendo em e promovendo o futuro sustentável.
penso que a criação desses hábitos desde a educação infantil faz com que o ser humano, quando adulto, ensine a seus filhos esses mesmos hábitos, passando de geração em geração.
Os primeiros ciclos da educação formal representam a base da estrutura do conhecimento do indivíduo. Uma vez apresentado e vivenciado pelo aluno as práticas de uma educação para o desenvolvimento sustentável a exemplo da triagem e