inclusao social
Psicologia – 2°Período
Manaus 2015
EQUIPE:
Brenda Levy
Gaene Coelho
Gilmara Oliveira
Hilta Sena
Kaio Andrews
Rachel Maués
Rosane Sena
Suzi Castro
INCLUSÃO SOCIAL DOS EX-PRESIDIÁRIOS NO MERCADO DE TRABALHO
Profª Maria de Fátima
1- INTRODUÇÃO:
A maior dificuldade para quem está preso é conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, o preconceito impede o egresso de voltar à convivência social. Com o programa de Reintegração Social, as esperanças e oportunidades voltam a aparecer.
O programa de Reintegração Social de egresso prisional, responde a uma determinação da lei de execução penal, e o estado é o responsável por cumprir essa função. Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade moderna é a reintegração de ex-presidiários na sociedade. De nada adianta todo o esforço para melhorar o sistema prisional brasileiro, se ao libertar-se o homem, a sociedade o rejeita, o estigmatiza, o repugna e o força a voltar à criminalidade por absoluta falta de opção. O Estado e a sociedade terão de encarar o problema e buscar soluções urgentes quebrando esse total desinteresse por essa questão.
2- TEMA: Inclusão Social dos Ex-presidiários no Mercado de Trabalho
3- DELIMITAÇÃO:
Bairro Mundo Novo, Zona Norte da Cidade de Manaus no Amazonas.
4- PROBLEMA:
Foi encontrado um jovem de 22 anos de idade, ex-presidiário, que cumpre pena em regime semi-aberto, o mesmo busca uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho, porém quando informa sua situação atual, não consegue ser contratado. Relata que já participou de várias seleções e entrevistas de emprego em pequenas e grandes empresas, porém percebe que as pessoas ficam com receio em contratá-lo e acabam o dispensando até mesmo na hora da entrevista. Enfim participou de uma