Inclusao escolar
A compreensão das questões ambientais pode ser favorecida pela organização de um trabalho interdisciplinar no qual vários componentes curriculares estejam inseridos.
Para tanto, o estudo detalhado das questões do meio ambiente, como poluição, limites para o uso dos recursos naturais, sustentabilidade e desperdício, pressupõe que o aluno tenha construído determinados conceitos (área, volumes, proporcionalidade) e procedimentos (coletas, organização, interpretação de dados estatísticos, formulação de hipóteses, realização de cálculos e prática de argumentação).
Ao relacionar os conceitos entre si, estabelecer relações com as demais áreas de conhecimento e as situações do cotidiano, espera-se estar garantindo a construção do conhecimento, contribuindo para que o aluno questione a realidade, formule problemas tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação na busca do exercício da cidadania.
Com base nesses pressupostos, os professores do Colégio Coopeimb (Cooperativa Educacional de Imbituba), juntamente com a Coordenação Pedagógica e a Direção, desenvolveram, durante o ano letivo de 2002, um projeto pedagógico que teve como título: Uso racional da água, cujo tema referente ao meio ambiente tratou do uso racional dos recursos hídricos no Planeta Terra.
O Projeto se propõe a realizar discussões sobre a presença dos conceitos aprendidos na escola e no nosso cotidiano, oferecendo aos alunos oportunidade de exemplificar diversas situações em que a