Inclusao do Portador da Deficiencia
Viviane Forbeck Sicuro Saviski
Professor Aurelio dos Santos Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1319) – Seminário Interdisciplinar 1
12/06/2015
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade mostrar que a inclusão é algo que pode acontecer realmente, basta analisarmos as verdadeiras necessidades do portador de deficiência e enxergá-los como seres humanos, com suas dificuldades e limitações, também temos que observar as suas capacidades e que todos têm direito a educação e viver na sociedade independente das suas limitações, frequentando escolas como qualquer outra criança. Fala-se muito em integração do portador de necessidades especiais, no entanto esquecemos que na verdade que integrar é apenas colocar a pessoa na sociedade. Já a inclusão tem como finalidade de incluir estes deficientes num ambiente escolar e numa sociedade. Cabe ao professor mostrar os caminhos que levem ao desenvolvimento do portador de necessidades especiais para que possa exercer seu papel na sociedade.
Palavras chave: Inclusão. Síndrome de Down. Professor.
1 INTRODUÇÃO
Sabendo que a inclusão não constitui apenas assentar um aluno deficiente na sociedade, na escola, mas sim dar os instrumentos, condições para que se desenvolvam e aprendam como qualquer outra criança.
O presente trabalho abordara a questão da exclusão desses deficientes, pois não podemos falar de inclusão sem analisarmos o porquê dessa exclusão, do preconceito, das diferenças e até mesmo porque algumas pessoas repudiam esses alunos e o olhar do deficiente perante esses sentimentos. Também será abordado os conceitos de integração e inclusão de acordo com o princípio de normalização e suas diferenças.
Será analisado como é o papel do professor para que ocorra a inclusão do aluno com necessidades especiais. Vamos abranger o tema a inclusão dos alunos com Síndrome de Down na Escola Comum, bem como a sua aceitação ou não pelo grupo ao