inclusao de treinos de força em escolas
Metodologia: a aula se inicia com um aquecimento:
Aquecimento 10’
1º com os alunos caminhando ao redor da quadra, ao completar uma volta, eles começarão a correr e fazer mobilização da articulação do membro superior e depois elevação úmero-escapular.
2º no segundo momento os alunos iriam se deslocar de uma lateral a outra da quadra, fazendo elevação de joelho na ida e na volta fazendo deslocamento lateral.
Após o alongamento se inicia a bateria de testes:
Teste para verificar a velocidade de resposta dos alunos a determinado estimulo sonoro e visual:
O aluno com os pés entre a linha de fundo da quadra, ficam observando o professor a sua frente, que em cada mãos terá um cronometro, ao abaixar determinada mão o aluno terá que se deslocar lateralmente numa distância de 3 metros e voltar a marca inicial que fica na linha de fundo, ao realizar abaixar a mão o professor ira acionar o cronometro e verificar quanto tempo o aluno levou para finalizar o teste tendo em vista que cada aluno receberá 10 sinais visuais sem ordem predeterminada, a soma do total de tempo será o parâmetro para verificar a melhora do sujeito.
O segundo teste é o de Resistência aeróbica (geral):
Os alunos iram se deslocar numa distância de 20 Metros, onde a cada apito do professor se aumenta a velocidade do deslocamento dos alunos e a frequência dos apitos, de modo que o parâmetro para comparação será o número de vezes que o aluno concluir os 20m corretamente.
O terceiro teste e o da flexibilidade dos membros inferiores:
Os alunos serão orientados a abrir as pernas lateralmente o máximo possível, de modo que será medido a distância entre a ponta dos dois pés do aluno e utilizar o dado como parâmetro para comparação.
O quarto teste coordenação motora: Após demonstração do professor, a criança deverá, em 20s, deslocar-se lateralmente o maior número de vezes, utilizando a troca de pranchas (com os dois pés sobre a prancha “1”, a criança