Inclus O Digital
Kleber Lima de Oliveira – k.lima33@gmail.com
UFG – Universidade Federal de Goiás/Engenharia de Computação
Rua 240 nº 330, St Universitário – 74605-170.
Goiânia – Goiás – Brasil
Resumo: Este artigo visa apresentar a análise de projetos que atuam na inclusão digital e promovem cidadania, os projetos de INFORMÁTICA E CIDADANIA e TELECENTROS.BR. Principais pontos abordados são a relação entre a desigualdade social e exclusão digital, o uso das TICs como e o conhecimento/domínio. Os impactos positivos, como autonomia, conscientização de direitos nos cidadãos que passaram pelo projeto. O combate às desigualdades sociais passa pela inclusão digital.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Telecentro, Informática, Cidadania.
1. INTRODUÇÃO
Vivemos a sociedade que cada vez mais tem a informação (sociedade da informação) o bem mais importante e que usa as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como pilar para fazer com que a informação seja transmitida e recebida, cada vez mais, de forma mais completa e rápida possível.
A evolução das TICs acontece de forma exponencial, temos acesso a equipamentos e/ou softwares que nos auxilia ou até mesmo substituem a realização das tarefas mentais, comunicação raciocínio lógico tomadas de decisões. Procuras manuais, sobre algum tema, que em um tempo atrás não muito distante levava-se horas ou até mesmo dias, hoje está a alguns cliques do usuário. A inteligência coletiva, modificação e adequação de documentos (textos, imagens, vídeos) de acordo com o gosto do usuário/leitor.
As tecnologias de informação e de comunicação - TICs são apresentadas como instrumentos de transformação social, cultural e econômica e globalmente aceitas como novos meios de inclusão social e de superação de pobreza em países em desenvolvimento. Mas ao mesmo tempo em que conectam e facilitam às vidas das pessoas, elas também segregam pessoas e acentuam desigualdades preexistentes nas sociedades antes