Incidência e Prevalência
0HGLQGR D RFRUUrQFLD GD GRHQoD SUHYDOrQFLD RX LQFLGrQFLD"
0iULR % :DJQHU
Doutor em Epidemiologia (Universidade de Londres)
Professor Adjunto, Departamento de Medicina Social,
Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fonte:
-RUQDO GH 3HGLDWULD ; :157-162.
5HVXPR
Objetivos: Revisar conceitos básicos sobre as medidas de freqüência de doença. Métodos: Revisão de diversos livros de epidemiologia e bioestatística e de artigos selecionados. Resultados: As medidas de freqüência de doença enquadram-se em duas grandes categorias: prevalência e incidência. A prevalência determina a proporção de indivíduos que têm a doença em um determinado momento no tempo. A incidência prediz o risco de que um indivíduo saudável venha a desenvolver a doença em um período de tempo. A prevalência está relacionada com a incidência na medida de que é proporcional ao produto da incidência com a duração média da doença.
Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo. No entanto, devido a suas características próprias essas medidas possuem aplicações específicas que devem ser respeitadas. Finalmente, para estimativas acuradas dessas medidas não se deve esquecer dos cuidados metodológicos na escolha de seus numeradores e denominadores, além de atentar para a forma adequada de cálculo.
$EVWUDFW
Objective: To review the concepts of measures of disease frequency. Methods: Review of a number of epidemiology and biostatistics textbooks and selected articles. Results: There are two broad categories of measures of disease frequency: prevalence and incidence. Prevalence determines the proportion of individuals who have a disease in a population in a moment in time.
Incidence predicts the risk that a given healthy individual will develop the disease in a