Inatel
O Parque de Jogos 1o de Maio, pertencente à Fundação INATEL foi o local escolhi- do por nós como área de estudo e desenvolvimento de um sistema de sinalização. Sistema esse que é a matéria de avaliação deste semestre para a Unidade Curric- ular de Projecto de Design Visual, IADE.
Alguns dos temas que iremos aqui tratar serão: identidade da marca, identidade do espaço, análise formal e emocional e o estudo do espaço, para melhor com- preensão do parque.
HISTÓRIA
O INATEL (Instituto Nacion- al para o Aproveitamento dos Tempos Livres) foi fundado em 1935 com o nome FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho) com o objec- tivo de preencher os tempos livres e o turismo social.
A FNAT deu vida a um novo conceito de férias e lazer, aprove- itando o tempo livre dos tra- balhadores e tornando-o “útil”. Com a revolução de 25 de Abril de 1974, o nome FNAT deixa de ser o nome da instituição, passan- do a ser então INATEL.
Em 2008 deixa de integrar a administração central do Estado, passando a ser uma fundação privada de utilidade pública – Fundação INATEL.
O INATEL desenvolve actividades nas áreas do turismo social e sénior, termalismo, organização dos tempos livres, da cultura e desporto.
Está presente em todo o país, com cerca de 23 agências, sendo que o nosso trabalho se centra apenas num dos dois parques desportivos, o Parque de Jogos 1o de Maio.
O Parque de Jogos 1o de Maio foi inaugurado em Junho de 1959, com uma arquitectura tipicamente do Estado Novo, procurando fazer a ligação entre tranquilidade e natureza com a prática de activ- idades físicas, desportivas e de lazer.
É um espaço bastante rico em instalações: pista de atletismo, campo de futebol, percurso de manutenção, polivalentes, pavil- hão desportivo, ginásios, ginásio de musculação, piscinas, sala de judo, sala de ténis de mesa, cam- pos de ténis, parede bate-bolas, minigolfe, sauna, parque infantil e ainda o