In Cio Do Desenvolviemento 1 1

3915 palavras 16 páginas
CONTROLE HORMONAL FEMININO
O funcionamento do sistema reprodutor feminino é influenciado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal.
A hipófise (glândula endócrina) produz as gonadotropinas – hormônios gonafotróficos. Estes hormônios atuam nas gônadas. As gonadotropinas são:
FSH – Hormônio folículo estimulante
LH – Hormônio luteinizante
Progesterona
Estrógeno
O FSH é liberado pela hipófise no 1º dia do ciclo menstrual e vai para a corrente sanguínea atuar no ovário. Este hormônio estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos, transformando-os em folículo primário, secundário e terciário (ou folículo de Graaf ou folículo maduro). As células foliculares (células da parede do ovário que se desprendem deste para envolver o ovócito tornando-os folículos em desenvolvimento) começam a produzir o Estrógeno, que age espessando o endométrio, preparando-o para receber um futuro embrião. A alta taxa de estrógeno com consequente diminuição do FSH (uma vez que o folículo já esta maduro) estimula um aumento na produção de LH. O pico de LH induz a ovulação (processo de liberação do ovócito do folículo terciário). O ovócito é liberado e as células ao seu redor permanecem no ovário formando o Corpo Lúteo.
A partir daí, tem-se dois caminhos:
Se houver FECUNDAÇÃO: diminui e mantem o teor de estrógeno e o corpo lúteo começaproduzir PROGESTERONA; hormônio que irá manter a gravidez, impedindo que o endométrio se descame. O corpo lúteo irá produzir progesterona e estrógeno até que a placenta seja formada e assuma a produção destes hormônios. Placenta formada, o corpo lúteo degenera e forma cicatriz na parede do ovário.
Se não houver FECUNDAÇÃO: diminui drasticamente o estrógeno e o pouco de progesteronaque é produzido, pois o corpo lúteo se degenera formando as cicatrizes. Não tendo progesterona, o endométrio se descama e dá-se a Menstruação. E inicia-se um novo ciclo com a produção de FSH.

Obs.: o corpo lúteo sempre degenera formando as cicatrizes na parede do ovário,

Relacionados

  • Introdução a psicologia escolar
    24624 palavras | 99 páginas
  • psicologia
    26669 palavras | 107 páginas