In Cio Da Idade Adulta
(BERGER, 2013, p. 297-348)
Prof. Ms. Osvaldo José Sobral
INÍCIO DA IDADE ADULTA: O DESENVOLVIMENTO BIOSSOCIAL
Crescimento, Força e Saúde
Embora não cresçam significativamente durante a faixa dos 20 anos, os jovens adultos normalmente ficam mais fortes e mais saudáveis à medida que seu corpo atinge o tamanho adulto. Em termos da saúde geral, assim como o auge da condição física, o início da fase adulta é o apogeu da vida.
A cada ano dos 20 aos 40, os sinais de envelhecimento tornam-se mais visíveis. Todos os sistemas do corpo gradativamente se tornam menos eficientes (em ritmos diferentes) e a homeostase leva um tempo cada vez maior para ser atingida.
Entretanto, devido à reserva dos órgãos, nenhuma dessas mudanças é especialmente problemática nem mesmo perceptível para a maioria dos adultos jovens na maior parte do tempo. Mesmo o desempenho atlético, embora mais lento, pode permanecer em alto nível.
O Sistema de Reprodução Sexual
Aproximadamente 15% dos casais apresentam problemas de fertilidade. Um motivo comum é que os espermatozoides do homem são insuficientes em quantidade ou em motilidade. A mulher pode ser estéril em consequência da não-ovulação, de bloqueio das tubas de Falópio (muitas vezes causado por doença inflamatória pélvica), endometriose ou problemas uterinos (como tumores fibrosos) que impedem a implantação.
O processo normal de envelhecimento dificilmente é a principal causa da esterilidade no início da fase adulta, mas a idade pode ser um fator coadjuvante. Alguns procedimentos, desde drogas para estimular a ovulação até cirurgia para desbloquear as tubas de Falópio, a FIV (fertilidade in vitro) e a IAD (inseminação artificial por doador), oferecem possíveis respostas para a esterilidade.
Três Problemas de Saúde
Os adultos jovens são mais propensos a abusar do álcool e de drogas ilícitas do que as pessoas de outras idades, muitas vezes provocando danos a si mesmos e a outrem. Muitos adultos