IMUNOLOGIA AIE Slide

940 palavras 4 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UNAÍ- FACISA

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA
(AIE)

HAYUME DUARTE
ITALO PARAISO
KAIO MOURA
JULIENE DIAS

Introdução

A Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) é uma doença viral que atinge todos os membros da família dos
Eqüídeos. Todas as raças e idades são suscetíveis, porém, animais subnutridos, parasitados e debilitados têm maior predisposição.
 A AIE é causada por um vírus da família Retroviridae subfamília Lentivirinae, e está relacionado ao vírus da imunodeficiência humana, bovina e felina e também com o vírus da artriteencefalite caprina e o vírus ovino
Maedi/Visna.


Vias Naturais de infecção
 Por esta via, a doença é transmitida por moscas que se alimentam de sangue de animais contaminados, transmitindo o vírus pela picada à animais sadios.

Vias Artificiais ou mecânicas de infecção
 Podendo ocorrer também através do uso compartilhado de matérias contaminado como agulhas, instrumentos cirúrgicos, groza dentária, sondas esofágica, trocáter, aparadores de casco, arreios, esporas e outro fômites contaminados. É possível a transmissão através da placenta, colostro e do acasalamento (THOMASSIAN 2005), o qual pode desenvolver sinais clínicos da doença em torno de 15 a 60 dias após a exposição, antes mesmo do animal vir a ser diagnosticado como positivo.

Período de incubação
 É o período que vai do momento da contaminação pelo vírus, até a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Este período pode variar de 03 a 70 dias, porem a média é de 15 a 20 dias. Durante este período é que a doença pode ser detectada através de testes laboratoriais específicos.

Sintomas
 Os primeiros sintomas são caracterizados pelo aparecimento de uma febre alta, perda de apetite, fraqueza, icterícia (amarelão), anemia e hemorragias.
Dependendo da intensidade dos sintomas, o animal pode morrer ou apresentar uma melhora clínica após determinado período, aparentando uma cura.

Há três formas da doença clinica: Aguda, subaguda e crônica ou

Relacionados