Imunodeficiencia primaria
Viviana I. Sampietro Serafin, Alessandra, Alessandra de Cássia Gonçalves Moreira, Paulo R. Margotto
Definição e Incidência
O fechamento funcional do canal arterial do recém-nascido de termo ocorre em 48 horas após o nascimento e até em 72 horas em 90% dos recém-nascidos com mais de 30 semanas de idade gestacional. Quando o ducto permanece aberto após 72 horas podemos considerar a Persistência do Canal Arterial (PCA). Vinte e cinco por cento dos neonatos com peso entre 1000 e 1500 g apresentarão PCA com 72 horas de vida e 70 % destes requerem tratamento. Sessenta e cinco por cento dos neonatos com peso < 1000 g apresentam PCA com 72 horas de vida e 85% precisam de tratamento.
Fisiologia
O ducto arterioso (DA) conecta a artéria pulmonar com a aorta descendente. Durante a vida fetal a resistência elevada das arteríolas pulmonares direciona 90% do débito do ventrículo direito através do ducto para aorta e desta, de volta para a placenta; o restante do fluxo perfunde os pulmões em desenvolvimento.
MOORE & PERSAUD, 2004
A maior parte do sangue oxigenado que chega ao coração pela veia umbilical e pela veia cava inferior é desviada através do forame oval e bombeada da aorta para a cabeça, ao passo que a maior parte do sangue desoxigenado que retorna pela veia cava superior é bombeada, através da artéria pulmonar e do ducto arterial, para os pés e para as artérias umbilicais
O DA permanece patente graças aos elevados níveis de prostaglandinas circulantes, principalmente PGE2. Durante o último trimestre de gestação e em preparação para o nascimento as paredes do DA adquirem camadas musculares que deixam o DA menos sensível à ação da PGE2 e mais sensível ao efeito vasoconstritor do oxigênio.
NASCIMENTO:
MOORE & PERSAUD, 2004
Após o nascimento as arteríolas pulmonares se dilatam com a oxigenação levando a uma queda da pressão