imunidade
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de biologia com o objetivo de observar as preparações definitivas de sangue humano e conhecer a sua constituição bem como criar e observar a nossa própria preparação com sangue humano.
O sangue é uma mistura de aspecto líquido e coloração vermelha, bombeada pelo coração, que circula dentro do sistema cardiovascular de todos os seres com um sistema circulatório fechado, exerce uma importante função vital, que consiste em transportar os nutrientes e o oxigénio para todas as células do corpo.
O sangue apresenta constituintes importantes como as hemácias, que transportam oxigénio, as plaquetas que também apresentam uma importante ação nos mecanismos de coagulação do sangue e ainda os leucócitos que são maiores que as hemácias mas em menor numero e que desempenham a função de defender o organismo contra os agentes patogénico, conferindo a imunidade ao sistema.
Os leucócitos apresentam-se numa grande variedade de formas, tamanhos, número, e funções específicas, exemplos destes são os linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Linfócitos
Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou linfócitos B. Estes são responsáveis pela defesa e inativação dos agentes patogénicos.
Monócitos
São leucócitos agranulares, é a maior célula encontrada na corrente sanguínea, sendo produzida na medula óssea. Os monócitos quando se deslocam para os tecidos, recebem o nome de Macrófagos. Estes macrófagos são responsáveis pela proteção dos tecidos.
Neutrófilos
Possui no seu interior granulações finas e delicadas, que não possuem afinidade com os corantes hematológicos. Essas células são responsáveis pela fagocitose de pequenos microrganismos.
Eosinófilos
São leucócitos com um diâmetro maior do que os neutrófilos, as suas granulações são cor de laranja e seu núcleo é bilóbular. Circulam no sangue por 8 horas, seguem para os pulmões, pele e trato gastrointestinal, onde serão eliminados.