Impérios Africanos
Sumário
Introdução
Império Songhai
O Império Songhai, foi um estado pré-colonial africano e grande civilização ocidental, em Mali. Do início dos século XV até o final do século XVI, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história.
Sua capital era a cidade de Gao. Sua base de poder era sobre a volta do rio Níger nos dias atuais Níger e Burkina Faso. No ano 800, estabeleceram uma cidade do mercado florescendo em Gao. Aceitaram o Islamismo em torno do ano 1000. Por diversos séculos, dominaram os estados adjacentes pequenos, quando foram controlados ao mesmo tempo pelo império poderoso de Mali ao oeste.
Os Songhai's viviam da pesca e do comercio local do ouro e do sal, pois essa região possuía grandes minas de sal. No século0 XV, os Songhay conquistaram Mali, formando um único império. No final do século XIV, as disputas internas pelo poder e as rebeliões de diversos povos dominados (como os Mossi e os Tuaregue) desestabilizaram o Império do Mali, provocando sua lenta decadência durante os séculos XV e XVI, quando finalmente sua unidade política se desintegrou.
A escravidão existia no continente africano desde a Antiguidade. Inicialmente, era doméstica e inexpressiva, também conhecida como escravidão "delinhagem" ou "de parentesco". Em geral, funcionava à margem da sociedade, sem que houvesse uma classe claramente definida de escravos. Boa parte do continente africano era constituída de comunidades em que as funções sociais eram assentadas na etnia e no parentesco. A chegada dos islâmicos, e principalmente a dos europeus, na Idade Média, a partir do século XV, afetaria profundamente esse quadro.
Império Mali
O Império Mali foi um estado africano localizado no Noroeste da África, perto do Rio Níger, e que teve seu domínio durante os séculos XIII e XIV. Foi um Império dentre três